quinta-feira, 28 de maio de 2009

Outros aventureiros: Álvaro de Marichalar

Na história das grandes travessias em mota de água, um nome é incontornável: o espanhol Álvaro Marichalar. Que detém os recordes mundiais para as maiores travessias.

As viagens têm características diferentes daquela que se pretende fazer para ligar a Madeira a Canárias. Álvaro faz as suas travessias por etapas. Mas devem ser relevadas por todos os amantes desta modalidade.

Entre as suas proezas contam-se a ligação entre Barcelona (Espanha) e Odessa (Ucrânia). Cerca de 3.000 milhas cumpridas em 13 etapas. O roteiro foi este:


BARCELONA (Espanha) - Bandole (França) - Mónaco - Génova (Italia) - Roma (Italia) - Nápoles (Italia) - Messina (Italia) - Santa Maria di Luca (Italia) - Pátrai (Grécia) - Atenas - (Pireu, Greece) - Istambul (Turquia) - Varna (Bulgária) - Constanta (Roménia) - ODESSA (Ucrania).

A prova foi cumprida em menos de um mês, em etapas relativamente curtas. A maior foi a travessia do Mar Egeu, entre Atenas e Istambul. Cerca de 350 milhas, nagegando, contudo, com terra à vista.

Mas Marichalar era já detentor do recorde para a maior travessia do mundo quando, em 2002, ligou Roma a Nova Iorque.

Uma aventura feita entre Fevereiro e Julho de 2002, que incluíu cerca de 50 etapas, com alguns dias de descanço e uma média, em dias de navegação, de 180 milhas náuticas.

Assim termina a viagem de Marichalar:

-"Guarda Costas de los Estados Unidos a embarcación no identificada ¿me recibe?"
-"Aquí NUMANCIA. Le recibo fuerte y claro"
-"Repita el nombre de su embarcación"
-"NUMANCIA"
-"Bandera?"
-"Española"
-"¿Eslora?"
- "Dos metros y medio"
-"¿Manga?"
-"Noventa centímetros"
- "¿Donde se dirige Señor?"
-"A Nueva York"
-"¿Puerto de procedencia?"
- "Roma.."
-"Sea bienvenido a entrar en Nueva York, navegante español, prosiga a toda máquina y ¡¡enhorabuena!!"

Sem comentários:

Enviar um comentário