terça-feira, 19 de maio de 2009

Em 2008, a primeira grande aventura: Madeira-Selvagens

A ideia de unir os arquipélagos da Madeira e de Canárias em mota de água, uma travessia de 260 milhas náuticas (aproximadamente 500 quilómetros) surgiu-me depois de, em 2008, ter atravessado o mar que separa a Ilha da Madeira do Arquipélago das Selvagens. A aventura significou a obtenção de um recorde da maior travessia feita no Atlântico norte. Fiquem com o diário dessa viagem:

Fita-de-tempo – 20 Jul 08

Às 07:45 horas do dia 20 Jul 08 estava já praticamente reunida a tripulação da Embarcação de Recreio (ER) “Onda Azul II”, composta pelos:

Proprietário e Comandante: Gil Freitas

Representantes do Clube Naval do Funchal: Joaquim Silva – Vice-Comodoro, com as funções de Navegador

Mafalda Freitas – Directora do Departamento Actividades Subaquáticas e Pesca Desportiva, com essas funções de Mergulhadora

Enfermeira – Flávia Mendonça

Mecânico – Fábio Santos

Com o intuito de gravar para a posteridade, faltava só o embarque do profissional da RTP Madeira, que ficou logicamente com a tarefa do registo vídeo desta epopeia, Tony Alves.

Já com todos a bordo, iniciamos a operação de largado da Marina do Funchal tendo em vista um só objectivo, a segurança do Piloto do Clube Naval do Funchal, cumprindo à risca o NavPlan traçado na Carta de Navegação, assim como todos os procedimentos estabelecidos para o efeito, dando-se logo pelas 08:00 horas o ATD (Actual Time Departure) do “Onda Azul II”, ao Centro de Comunicações da Marinha de Guerra Portuguesa, na Madeira.

Já com o Navio Patrulha “Cacine” a cerca de 25 Milhas Náuticas (MN) a Sul da Madeira e sem nunca perder o Piloto de vista, o qual se deveria manter na esteira do “Onda Azul II”, foi este alvo de uma manifestação de motivação por parte de meia dúzia de Pilotos da modalidade, que assim o apadrinharam na largada da Baia do Funchal.

A uma velocidade de cerca de 19 nós, tentamos às 09:00 horas cumprir com o planeamento através da comunicação mútua das posições entre o Navio Patrulha e a ER “Onda Azul II”, contudo tal só foi possível com o Centro de Comunicações da Armada, tendo-se assim iniciado parte dos procedimentos estabelecidos entre ambas as partes.

Dada a distância de terra, mais de 36 MN e ao Navio Patrulha a cerca de 20 MN, e cumprindo sempre o QSO de hora em hora, só conseguimos comunicações com este por volta das 11:00 horas. Contudo dado que as mesmas estavam a chegar à “Onda Azul II” entrecortadas, o que não acontecia no “PACINE”, acordamos realiza-las meia hora mais tarde, onde já estaríamos numa posição (PSN) mais próxima.

Pelas 11:30 horas já estávamos a uma distância mais curta o que permitiu estabelecer comunicações “altas & claras”, tendo sido dadas as posições e sossegada a Guarnição e
convidados do Navio Patrulha, pois na posição das 11:00 horas estava a “Onda Azul II” a cerca de 3 MN para Leste do NavPlan, devido a uma interferência no sistema de navegação, com o Piloto Automático a não reconhecer a informação da Ploter GPS, facto este detectado de imediato, mas que levou o seu tempo a tentar perceber, para que fosse solucionada, o que acabou por não se conseguir.

Dado que não conseguíamos sincronizar nem detectar a anomalia, mais tarde reconhecida devido a uma caixa de ferramenta que se deslocou para junto de um dos componentes deste sistema, procedeu-se ao controlo mais apertado na confirmação do NavPlan por forma a corrigido o erro, pelo que na posição das 12:00 horas o planeamento já estava novamente a ser cumprido.

Por volta das 12:30 horas, com cerca de 80 MN percorridas, procedeu-se ao 1º reabastecimento, numa operação que se previa complicada mas que ocorreu sem sobressaltos de maior, muito devido à ondulação que não chegava a 1 metro e ao vento de fraco, assim como à destreza da Mergulhadora que fixou o gato à Mota de Água, que ligado a um cabo serviu para que o Navegador não permitisse que esta se afastasse da “Onda Azul II” e passasse a mangueira de forma a que não ficasse molhada.

Com a destreza do Comandante, a rapidez do Mecânico, a operação de trasfega de cerca de 70 litros de gasolina, efectuou-se em menos de 5 minutos e plena de sucesso.

Esta paragem foi também aproveitada pelo Piloto para repor as energias, com um lanche de mar preparado pela Mergulhadora, seguindo à risca o conselho médico do responsável pela componente física do Piloto.

Prosseguida viagem, sempre com cuidados redobrados com o cumprimento do NavPlan e com a segurança do Piloto, alcançamos a posição do Navio Patrulha às 15:25 horas, onde os elementos da Guarnição e Convidados brindaram o Piloto com uma ovação, sessão fotográfica e felicitações que o levaram a elevar a moral, ao qual lhes respondeu com algumas evoluções com a Mota de Água, dignas de registo.

Após cerca de 15 minutos, e depois dos cumprimentos entre os dois Navios, foi o Comandante do “PACINE” informado da intenção da “Onda Azul II” aumentar a velocidade, por forma a precaver uma eventual paragem para reabastecimento.

Tal como previsto, e já com as Ilhas Selvagens como plano de horizonte, pelas 16:00 horas procedemos ao 2º e último reabastecimento, operação esta que decorreu na maior da normalidade e no mesmo tempo da anterior, só que desta vez sem o “reabastecimento” do Piloto, pois o grau de excitação por ter as Ilhas à vista era tal que o levou abandonar a esteira da “Onda Azul II” e lançar-se no último e derradeiro lanço.

Pelas 16:40 horas locais, estava conquistado o objectivo do Eng. Frederico Resende que hasteando a Bandeira do Clube Naval do Funchal, entrava nas águas do fundeadouro da Selvagem Grande, feito este inédito e que com muita perseverança dava por alcançado.

Às 17:00 horas locais dava o “Onda Azul II” ATA (Actual Time Arrived) ao fundeadouro da Selvagem Grande com o Navio Patrulha a iniciar a manobra de amarração à bóia, uma hora mais tarde.

Em termos de fita-de-tempo, do trajecto Madeira – Selvagens temos:

08:00 - ATD Porto do Funchal
09:00 – QSO VHF com CENCOMARMADEIRA
10:00 – QSO VHF com “PACINE” (entrecortado dada a distância)
11:00 – QSO VHF com “PACINE” (entrecortado dada a distância)
11:30 – QSO VHF com “PACINE”
12:00 - QSO VHF com “PACINE”
12:30 – 1º Reabastecimento
13:00 - QSO VHF com “PACINE”
14:00 - QSO VHF com “PACINE”
15:00 - QSO VHF com “PACINE”
15:25 – Mesma PSN do “PACINE”
16:00 – 2º Reabastecimento
16:40 – ATA Mota de Água à Selvagem Grande
17:00 – ATA “Onda Azul II” à Selvagem Grande
18:00 – ATA “PACINE” à Selvagem Grande

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